segunda-feira, julho 31, 2006

Depois do dia 15 - Notícias todo dia

A partir do dia 15 de agosto, o leitor ficará mais informado ainda, o Jornal irá publicar diariamente os acontecimentos mais importantes da região, a g u a r d e. Aconteceu, virou notícia.

E D I T O R I A L

Presídio de Pesqueira, uma BOMBA relógio.
O Presídio Desembargador Augusto Duque, que fica em Pesqueira-PE, foi criado com o objetivo de atender à nossa região, facilitando a vida dos familiares dos detentos, que ficariam mais perto dos presos. A localização foi equivocada, pois situou a unidade prisional no Loteamento Portal, numa área urbana, dificultando a segurança, e trazendo insegurança e preocupação aos moradores da área residencial. Outro absurdo é que o presídio conta somente com 39 agentes penitenciários, e está localizado na porta de uma Escola Federal (CEFET), colocando em risco eminente, os professores, servidores e alunos, que a qualquer momento podem se transformar em reféns, numa eventual rebelião com fuga. O Presídio foi construído com uma estrutura para abrigar uma população carcerária de 144 detentos, e hoje graças à OMISSÃO e falta de planejamento do Estado, abriga mais de 500 homens, ultrapassando a sua capacidade real. Com esse sistema, a unidade não possui a mínima condição de recuperar qualquer transgressor da lei. O modelo adotado e praticado pelo sistema, não recupera ninguém. As condições a que são submetidos os presos, o faz sair PIOR, do que quando entrou. É necessária uma atitude enérgica por parte dos agentes públicos, que deveriam atuar sempre em defesa dos interesses coletivos e sociais, visando exigir do estado a regularidade do seu funcionamento.
Uma tragédia anunciada
Se não acordarem logo, em breve viveremos um grande pesadelo, semelhantes aos vividos no mês de maio de 2006, em São Paulo. O Presídio atrai na maioria das vezes, moradores indesejáveis, que não são acompanhados pela Secretária de Ação Social do município. Sem esse controle é facilitada a presença e permanência de pessoas ligadas ao crime organizado e ao tráfico de drogas. E os reflexos desta realidade, estão nas últimas estatísticas, e nos noticiários diários. Mais um incômodo para uma cidade dita turística, que se obriga a conviver com o grande risco da intranquilidade e isso o turista detesta, e nós também.
M A I S – Movimento de Ajuda e Informações Social
Quero MAIS Brasil – Ligue 0.31.81.4002.8988
www.queromais brasil.com.br